Publicada versão 5.0 do Prodesi

27 de dezembro de 2019


  1. O Prodesi foi enxugado e somente as tarefas consideradas importantes permaneceram.
  2. Na Gerência, não existe mais o Plano do Projeto ou um cronograma definido. O prazo para conclusão de uma iteração pode ser dado pela equipe através da sua expertise. A descrição do monitoramento está como é feito na prática: através de reuniões entre o gerente e a equipe com a atribuição de tarefas e responsabilidades.
  3. Na Análise permanecem as tarefas e artefatos considerados mais importantes.
  4. Foi simplificada a descrição das tarefas da Construção e foi colocado o que tem sido feito na prática.
  5. Na Transição foi tirada a burocracia do artefato de Aceite e do registro de Problemas e Lições Aprendidas.
  6. Os artefatos que ainda irão permanecer nessa versão do Prodesi são:
    1. Padrão de Ata: não foi alterado.
    2. Documento de Requisitos: enxugado e foi retirada a redundância de informações. Agora é exigido somente o local onde foram cadastrados os itens solicitados.
    3. Especificação de Caso de Uso: não foi alterado.
    4. Registro de Erros & Melhorias: não foi alterado.
    5. Solicitação de Serviço: tirada a parte dos riscos, viabilidade, esforço e custo. O tamanho se manteve para que possamos comparar um projeto com outro e verificar quais são pequenos e quais são maiores.
    6. Tamanho de Projeto em PF: não foi alterado.
    7. Termo de Compromisso: novo
  7. Artefatos que não serão mais usados:
    1. Aceite Entrega
    2. Checklist de Viabilidade Inicial
    3. Checklist de Viabilidade de Mudança
    4. Esforço & Custo
    5. Histórico do Projeto
    6. Planilha de Riscos
    7. Plano do Projeto
    8. Problemas do Projeto
    9. Real / Planejado
    10. Solicitação de Mudança em Projeto em Andamento