Publicada versão 5.0 do Prodesi
27 de dezembro de 2019
- O Prodesi foi enxugado e somente as tarefas consideradas importantes permaneceram.
- Na Gerência, não existe mais o Plano do Projeto ou um cronograma definido. O prazo para conclusão de uma iteração pode ser dado pela equipe através da sua expertise. A descrição do monitoramento está como é feito na prática: através de reuniões entre o gerente e a equipe com a atribuição de tarefas e responsabilidades.
- Na Análise permanecem as tarefas e artefatos considerados mais importantes.
- Foi simplificada a descrição das tarefas da Construção e foi colocado o que tem sido feito na prática.
- Na Transição foi tirada a burocracia do artefato de Aceite e do registro de Problemas e Lições Aprendidas.
- Os artefatos que ainda irão permanecer nessa versão do Prodesi são:
- Padrão de Ata: não foi alterado.
- Documento de Requisitos: enxugado e foi retirada a redundância de informações. Agora é exigido somente o local onde foram cadastrados os itens solicitados.
- Especificação de Caso de Uso: não foi alterado.
- Registro de Erros & Melhorias: não foi alterado.
- Solicitação de Serviço: tirada a parte dos riscos, viabilidade, esforço e custo. O tamanho se manteve para que possamos comparar um projeto com outro e verificar quais são pequenos e quais são maiores.
- Tamanho de Projeto em PF: não foi alterado.
- Termo de Compromisso: novo
- Artefatos que não serão mais usados:
- Aceite Entrega
- Checklist de Viabilidade Inicial
- Checklist de Viabilidade de Mudança
- Esforço & Custo
- Histórico do Projeto
- Planilha de Riscos
- Plano do Projeto
- Problemas do Projeto
- Real / Planejado
- Solicitação de Mudança em Projeto em Andamento