Publicada versão 3.0 do Prodesi

23 de dezembro de 2015


Neste dia 23/12/2015 foi publicada a versão 3.0. do Prodesi com os ajustes que estavam pendentes aguardando a renovação do certificado nível G do MPS-Br, ocorrida em novembro/2015, bem como sugestões ocorridas durante a renovação.

As principais mudanças em relação à versão anterior são:

1) Alteração na descrição de algumas atividades para melhor esclarecimento do que fazer.

2) Mudança do nome da tarefa “Definir Estratégias de Implementação” para “Projetar Sistema em nível de Implementação”.

3) Criada nova tarefa na fase de construção: Implementar os aspectos de infra-estrutura do sistema”. Esta tarefa tem por objetivo registrar o tempo gasto com código de infra-estrutura mas que não aparece no caso de uso. Com isso fica mais claro para o gerente do projeto em que ponto a construção de fato está.

4) Foi colocada observação nas atividades “Aprovar plano de projeto” e “Efetuar reunião de kickoff” dizendo que podem ser feitas em conjunto caso o gerente queira.  Não é possível unificar as duas atividades, conforme sugerido, pois isto violaria REP’s do GPR.

5) Na descrição da atividade “revisar plano do projeto”  retirou-se a obrigatoriedade de revisar o cronograma na revisão 01. Fica obrigatório apenas na atividade “revisar plano do projeto 02”.

6) O nome do artefato “Finalização do Projeto” foi alterado para “Histórico do Projeto” conforme sugestão do Diagnóstico Pré-Avaliação e do Avaliador Líder na revonação.

7) Alteração da planilha de esforço e custo, corrigindo o nome das tarefas modificadas, além de incluir a atividade “Implementar os aspectos de infra-estrutura do sistema”. Determinou-se que esta nova tarefa representará 20% do esforço total da fase de desenvolvimento. Este percentual pode ser alterado posteriormente.

8) Novo checklist de validação de requisitos de acordo com normas sugeridas no Diagnóstico Pré-Avaliação .

9) Documentação do padrão de interface e o wiki da DSI  publicados no site do PRODESI.

10) Inclusão da coluna “não se aplica” no checklist de monitoramento conforme sugestão do Avaliador Líder na renovação.

11) Ajuste na ferramenta CCM para adaptação às alterações da versão 3.0.